09 janeiro 2011

Saber comer

Hipócrates, que é considerado por muitos o pai da medicina, ensinava aos seus alunos no séc. IV a.C.: «que o teu alimento seja o teu medicamento». Falava também sobre a necessidade de conhecer as propriedades e virtudes naturais dos alimentos, bem como aquelas que estes adquirem através das alterações que a indústria dos homens lhes confere.
O termo dieta vem do grego «diaita», que significa modo de vida. Está ligado ao conceito de equilíbrio, não só alimentar como também psicológico e à higiene de vida.
Maria Lucinda Tavares da Silva, no seu livro Cozinha Saudável, que desde já recomendo, estabelece da seguinte forma os elementos e funções mais importantes que devemos procurar nos alimentos: elementos de crescimento e reparação do organismo, a energia capaz de fazer face à actividade muscular e glandular, os materiais necessários ao funcionamento e protecção das células vivas. Precisamos então de elementos construtores (proteínas, sais minerais e água), elementos energéticos (hidratos de carbono, gorduras e proteínas) e elementos protectores (vitaminas, sais minerais e água).
Para além disso, é importante escolher produtos de boa qualidade, que não sejam excessivamente industrializados nem refinados, numa grande variedade para fazer face a todas as necessidades do nosso organismo e numa quantidade moderada.
As indicações principais consistem em variar bastante os legumes e vegetais; ingerir muita fruta, preferencialmente logo pela manhã e antes dos outros alimentos; preferir os cereais integrais; incluir frutos oleaginosos; substituir picantes que irritem o estômago por outros temperos; preferir água, sumos naturais ou infusões às bebidas alcoólicas ou refrigerantes; usar sal marinho ou ervas aromáticas variadas para os temperos; não cozinhar demasiado os alimentos e incluir ingredientes crús; preferir adoçantes naturais, como o mel e o açúcar mascavado; substituir os óleos refinados por azeite virgem de pressão a frio; consumir sobretudo produtos frescos, cujo valor nutricional é muito superior ao dos produtos congelados e enlatados; evitar os fritos; moderar o sal e o açúcar, bem como o café e o chá preto.
Sabendo que a alimentação é uma forma filosófica de estar na vida, não vamos também ser restritivos ou puniticos, castigando-nos com refeições sem sabor e sem prazer. Para a boa digestão e assimilação dos alimentos, é necessário saboreá-los com gosto. O ideal é dedicar o tempo necessário à preparação e degustação das refeições, que devem ser bem apresentadas, apaladadas e apreciadas num ambiente agradável.
A gastronomia é decididamente uma arte, capaz de deliciar os nossos sentidos, mas é sobretudo a arte de saber viver com saúde e equilíbrio.
Percebe-se imediatamente o refinamento pessoal de alguém através da forma como comunica, por meio de palavras e gestos, através do que come e de como come.