04 agosto 2011

Uma flor no asfalto

Tudo pode ser banal se esse for o nosso olhar; tudo pode ser mágico, se assim recebermos o mundo.

No fundo, a realidade é muito mais a forma como a vivemos do que a coisa em si. Podemos escolher olhar o mundo que nos rodeia com o máximo de objectividade, vendo uma sucessão de causalidades inexoráveis e neutras, como espectadores exteriores. Diria que ficaríamos pela aparência de um olhar limitado à perspectiva do observador racional, sem interacção com o objecto. Ou podemos deixar entrar o mundo cá dentro e permitir que ele seja vivido pelo coração, gerando emoções de vária ordem. A nossa vivência do momento altera-se radicalmente, já que lhe acrescentamos um nível superior de intensidade.

Acontece o mesmo relativamente às pessoas que se cruzam connosco e tendemos a julgar desta ou daquela maneira, a padronizar, a etiquetar... como se todos andássemos em rebanhos perfeitamente identificáveis por um clip pregado à orelha. É fácil, vêmo-las de fora e não fazemos a travessia para o outro lado da aparência. Se o fizéssemos, perceberíamos até que ponto o engano pode ser grande. Ninguém é banal, a menos que se esforce para isso e nenhuma pessoa se parece com outra, porque o conjunto das suas experiências a moldou de forma única e continuará a retocar enquanto a sua vida durar.

As coisas não são o que são, mas o que fazemos delas. Albert Einstein distinguiu duas formas diferentes de viver a vida: «uma é acreditar que não existem milagres, outra é acreditar que todas as coisas são um milagre». Não há meio termo e cada um escolhe a atitude a adoptar. Pode até ser que ambas sejam afinal ilusão pura, mas há uma beleza indizível no milagre de uma flor que cresce no meio do asfalto.

Lina Chambel