28 dezembro 2009

O Ano Novo e a Fénix


Aí está mais um ano novinho em folha prestes a ser estreado.


Nesta altura, o tempo assume-se como uma Fénix, renascendo das suas próprias cinzas em cada translação da Terra. É natural, então, que quem assiste ao nascimento de um novo ano se encha de esperança, sentindo a sua capacidade individual para se transformar, fazer todas aquelas alterações que se foram adiando e recriar um ser melhorado.


É claro que as intenções são sempre as melhores, mas depois vem um dia após o outro, a rotina vai ocupando o seu papel de prima donna intocável e os projetos de mudança vão-se esfumando, numa dispersão cada vez maior, até ao próximo final de ano. Aí, olhamos novamente para dentro, agora com anseios um pouco diferentes... já passou mais um ano, mas bem vistas as coisas, pouco mudou...


Vale a pena olhar um pouco melhor para esta Fénix. Trata-se de um símbolo constante em quase todas as culturas do planeta. A sua origem vem da Fenícia, Líbia e Etiópia e o seu nome é sumério. Na China Antiga tem o significado semelhante à flor de lótus, é um ser andrógino e um talismã venerado. Na mitologia egipcia, a Fénix foi o primeiro deus, Belu, cujo grito inicial jamais voltou a ser ouvido e produziu o começo do tempo. Era Belu quem trazia a luz solar do dia para resgatar a humanidade do caos da noite. Para os islâmicos, a Fénix representa o ser que conseguiu realizar em si mesmo o "Homem Universal". Para o Cristianismo simboliza o conhecimento e Cristo ressuscitado. Foi uma imagem aplicada à extinção e renascimento dos Templários, é símbolo maçónico de inviolabilidade e de incolumidade e para a filosofia iniciática representa o iniciado, que renasce após adquirir o conhecimento secreto.


Esta figura lindíssima, em vermelho e amarelo, traz consigo o poder interior para se purificar através do fogo e renascer gloriosamente para mais um ciclo, em todo o seu esplendor.


A ADY deseja que os seus sócios e amigos guardem dentro do peito esta imagem ao longo de todo o ano, como uma tatuagem que só se vê com os olhos do coração. Que seja ela a brilhar nos momentos difíceis, nas horas de indecisão e sempre que for preciso dar um salto no ar para iniciar um grande vôo.


Para si, que agora lê esta mensagem, segue um abraço forte,

Lina Chambel

1 comentário:

  1. Deliciosa mensagem. Um ano novo encantado com o teu brilho e altos vôos. Obrigado por ajudares a renascer.

    ResponderEliminar