23 fevereiro 2010

Generosidade e União



Generosidade é um conceito com múltiplas possibilidades de entendimento. Aquele que escolho para esta reflexão, é o que pretendemos desenvolver no Swásthya Yôga, que não prevê reconhecimento nem recompensa. Trata-se de dar o que se tem de melhor, sem esperar retorno.

Este conceito pressupõe compreensão e amor profundo. Inclui compaixão - um termo que tende a ser entendido no mundo ocidental com algumas conotações negativas, acrescentadas pela cultura que nos envolve. Compaixão, tal como a entendo, é um sentimento que nos aproxima de tal forma da entidade que o desperta, que nos faz sentir do mesmo modo que ela, sem a distância entre o observador e o observado. Esta idéia parece até estranha, numa cultura que incentiva a expressão da individualidade e a afirmação pela diferença.

Yôga significa união: connosco próprios, com todos os seres que nos rodeiam, com a natureza, e com o cosmos. Percebe-se, então, que para evoluir no Yôga, não basta desenvolver de forma exímia as técnicas prescritas. É necessário acompanhá-las de uma consciência cada vez maior do mundo que nos rodeia e dos laços indissociáveis que nos ligam a ele. A compaixão associa-nos de modo estreito a tudo o que nos envolve, fazendo cair as barreiras que presidem ao acto de julgar. Este é um factor importante, já que sempre que colocamos o nosso julgamento face a um acontecimento ou a um ser, nos afastamos dele. Aproximando-nos o suficiente, a generosidade eclode naturalmente dentro de nós.

Fui compreendendo com o tempo que crescemos em união. Uma família é mais forte do que um indivíduo; um grupo tem mais força do que uma família e assim sucessivamente, passando pelo país, raça, humanidade, planeta e cosmos. À medida que subimos a escadaria, a força aumenta proporcionalmente. E é de tudo isso que fazemos parte integrante. No final, se quisermos, cada um de nós é património do cosmos e o cosmos é o nosso património.

Quando as relações são encaradas com este grau de intimidade, o carinho que nutrimos por tudo o que nos rodeia brota espontaneamente, com verdade, e manifesta-se em generosidade incondicional.
Lina Chambel

Sem comentários:

Enviar um comentário