19 março 2010

Ser Pai Hoje


Já lá vai o tempo em que a mãe cuidava e o pai financiava. Hoje, ambos partilham deveres, mimos e brincadeiras na educação dos filhos. Em termos legais, a guarda partilhada em caso de separação, veio também reconhecer o papel fundamental do pai no bem-estar das crianças. Estes são avanços mais do que desejáveis, que permitem um crescimento com maior equilíbrio e segurança na infância e adolescência.


Pessoalmente, tive a grande sorte de ter beneficiado de um pai sempre atento e presente, com segurança suficiente para desempenhar sem constrangimento algum, tarefas que na altura faziam parte do papel de mãe. Partilhámos compreensão, cumplicidade, entre-ajuda e muito carinho ao longo do tempo em que convivemos.


Hoje é dia do pai e pela primeira vez não vou poder abraçá-lo. No entanto, sinto que o meu pai partiu mas não morreu, porque o seu sangue continua a correr nas minhas veias e nas dos meus filhos e a sua herança genética está viva no nosso ADN: é isso mesmo, ser pai significa passar o testemunho e continuar vivo depois de acabar o seu tempo de vida. Ao invés de mergulhar em qualquer tipo de tristeza, celebro a alegria de ter usufruído de um pai maravilhoso e inspiro-me na sua figura tão querida, para cumprimentar todos os pais da ADY. Cada um é único e insubstituível para os seus filhos, uma fonte de inspiração e a referência para a familia que um dia irão constituir.


Parabéns aos pais que entregam o seu amor diariamente sem esperar nada em troca e um feliz dia para pais e filhos, independentemente das ausências.

1 comentário:

  1. Linda mensagem, Lina. Obrigada por partilhares. Beijinho, luísa

    ResponderEliminar