11 junho 2009

O que é o SwáSthya Yôga?

SwáSthya Yôga é o nome da sistematização do Yôga Antigo, Pré-Clássico, o Yôga mais completo do mundo. (Mestre DeRose)

O Yôga terá tido a sua origem há mais de 5000 anos, em Mohenjo Daro, no Vale do Indo, a noroeste da Índia. Foi desenvolvido pelo povo drávida, que foi subjugado pelos arianos, depois da invasão do seu território. A partir daí, a cultura dravídica foi excluída e substituída pela do povo invasor. O Yôga só sobreviveu porque foi arianizado - adaptado. O comportamento, organização social e valores dos arianos eram opostos aos dos drávidas: a organização patriarcal substituiu a matriarcal, a desrepressão deu lugar à repressão e a sensorialidade foi obliterada. A filosofia comportamental tântrica foi substituída pela brahmácharya. A partir daí, e dado que a Índia foi o país mais invadido da História, outras concessões ou deturpações foram ocorrendo e nunca mais ninguém se lembrou do Yôga pré-histórico que ficou perdido no tempo.
Na década de 60 do século XX foi apresentada a primeira codificação mundial desse Yôga Antigo pelo Mestre DeRose, no Prontuário de Swásthya Yôga. Essa sistematização foi fundamentada nas Escrituras, ou Shástras, e inspirada na meditação dos Mestres de Yôga anteriores. Documentou-se em obras publicadas sobre História, Arqueologia, Antropologia, Yôga, Sámkhya, etc.
O Swásthya Yôga é a sistematização da linhagem Dakshinacharatántrika-Niríshwarasámkhya Yôga, pré-clássica, pré-ariana, pré-védica, proto-histórica: a mais antiga, portanto, a mais autêntica.
A prática regular ortodoxa do Swásthya Yôga denomina-se ády ashtanga sádhana e consiste em oito modalidades de técnicas:
1. Mudrá: gesto reflexológico feito com as mãos;
2. Pújá: sintonização com o arquétipo; retribuição de energia;
3. Mantra: vocalização de sons e ultra-sons;
4. Pránáyáma: expansão da bioenergia através de respiratórios;
5. Kriyá: actividade de purificação das mucosas;
6. Ásana: técnicas corporais;
7. Yôganidrá: técnica de descontracção;
8. Samyama: concentração, meditação e hiperconsciência.
Existe ainda a modalidade heterodoxa que permite uma grande flexibilidade, desde que se mantenham todas as outras características do Swásthya Yôga. Pode afirmar-se que ele é extremamente completo e avançado, já que inclui todas as técnicas onde os outros tipos de Yôga se especializaram. No entanto, esta estrutura técnica permite uma grande elasticidade e liberdade, proporcionando ao instrutor uma enorme criatividade no trabalho com o aluno.

Sem comentários:

Enviar um comentário