11 junho 2009

O que é o Yôga?

Yôga é qualquer metodologia estritamente prática que conduza ao samádhi. (Mestre DeRose)

O samádhi é um estado de hiperconsciência ou megalucidez, que só é possível atingir através da prática do Yôga. Esse estado está muito para lá da meditação, que corresponde a um estado de superconsciência.
O praticante necessita de fortalecer bastante a sua estrutura biológica para poder atingir essa meta. Necessita também de tempo e saúde. Esses factores são-lhe proporcionados pela prática do Yôga, que aumenta a sua saúde de forma generalizada e ainda lhe providencia um aumento da expectativa de vida.
A maioria dos praticantes de Yôga satisfaz-se com os efeitos físicos e psíquicos que o Yôga exerce de forma intensa e rápida: aumenta a vitalidade, a flexibilidade e fortalece os músculos; trabalha articulações, nervos, glândulas endócrinas e orgãos internos; ensina a respirar melhor, a descontrair, aprimora a capacidade de concentração e ajuda a administrar o stress. Para mais, fá-lo utilizando técnicas fortes e belas, mas que respeitam o ritmo biológico do praticante.
No entanto, esses são apenas os chamados efeitos colaterais do Yôga. Para lá deles, há um universo inteiro a descobrir. Para despertar a energia kundaliní (de natureza neurológica), desenvolver paranormalidades e atingir o samádhi é necessário muito tempo, dedicação e disciplina. Cada praticante chegará onde o seu empenho e dedicação permitirem.

Sem comentários:

Enviar um comentário