23 junho 2009

Você me ajuda a mudar o mundo?

Foi o que o meu Mestre me perguntou na primeira vez que o vi. "Claro, Mestre!" - respondi. "E você acha que tem força suficiente para isso?" - voltou ele a inquirir, com aquela sua voz grave e redonda, que enche o coração. Aí, eu estava tão fascinada com a sua presença magnética, que diria sim a qualquer coisa que ele me pedisse. No entanto, senti naquele momento que de algum modo cumpriria aquela promessa. Nessa altura, estava longe de imaginar que um dia seria sua discípula e instrutora de Yôga.
O papel de um instrutor é sobretudo o de passar adiante o conhecimento que recebeu. É assim que o Yôga tem sido perpetuado ao longo de milénios: de Mestre a discípulo, de boca a ouvido. Então, sou eu agora que lhe pergunto a si, que está a ler esta mensagem: você ajuda-me a mudar o mundo?
Mudar o mundo começa por nos mudarmos a nós próprios. Comece por mudar os seus pensamentos. O grande Mestre de Yôga Shivánanda explicou que os pensamentos se propagam em ondas concêntricas, idênticas às que se produzem quando uma pedra é atirada à água.
Diz Shivánanda:
Cada pensamento que você envia para o éter é uma vibração que jamais perece. Vaz vibrar continuamente cada partícula do universo e, se os seus pensamentos forem nobres, santos e fortes eles porão em vibração todas as mentes que tenham afinidade com a sua.
Todos os que se parecem consigo recebem o pensamento que projectou e, segundo as suas próprias capacidades individuais, enviam pensamentos semelhantes. Disto resulta que, sem tomar conhecimento do seu trabalho, você estará pondo em movimento grandes forças que, operando em conjunto, eliminarão os pensamentos mesquinhos e baixos gerados pelos egoístas e pelos maldosos.
(Swami Shivánanda in Thought - Power)
Só o facto de tomar consciência do poder que você tem pode alterar a sua forma de pensar. Recuse os pensamentos de medo, inveja, desespero, infelicidade, desconfiança e ansiedade. Projecte para si e para o mundo que o rodeia o que deseja receber de volta. Faça-o sobretudo nas situações que lhe são adversas, quando o normal seria o oposto. Descondicionará dessa forma a sua mente e mudando-se a si, mudará o mundo que o rodeia.
Lina Chambel

Sem comentários:

Enviar um comentário